Piódão é um local algo afastado, que oferece a possibilidade de contemplar a Portugal rural em torno do seu esplendor. É uma aldeia tradicional situada em Arganil, dentro do distrito de Coimbra, encaixada sobre um vale com terraços, numa bela e isolada cordilheira, com picos vertiginosos, vales profundamente recortados e uma zona de floresta virgem, conhecida como Serra de Açor.
Até à década de 1970, só se podia aceder a pé ou a cavalo. Hoje em dia parece um lugar perdido no tempo. A aldeia é muito tranquila e pitoresca.
A suas casas, de pedra de xisto e cinza ardósia, descem pelos terraços até ao Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora Conceição.
Aqui vale a pena visitar o pequeno Núcleo Museológico de Piódão.
A aldeia comunica com as localidades próximas de Foz d’Égua (6,3km, 2h ida/volta) e Chãs d’Égua (4km; 1h em cada sentido) por uma estrutura de rede de excursionismo bem sinalizada.
Uma boa altura para visitar este local é durante os fins de junho ou começo de julho, que é quando se celebram as Festas dos Santos Populares no Piódão, onde lhe é dedicada uma missa ao santo patrono São Pedro do Açor, com uma procissão religiosa, um baile e uma feira de artesanato.
Mais informações:
Localização:
Arganil, Coimbra.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal