A Ilha de São Jorge é uma das ilhas do grupo central dos Açores, Portugal.
Esta ilha estendida, ou com a forma de uma espécie de caneta de acordo com João Melo, dispõe de 243 km quadrados e cerca de 10.000 habitantes. A ilha é conhecida pelas belas e abundantes fajãs, a presença notável de gado e do seu queijo redondo bastante apurado.
A partir daqui pode se identificar plenamente as outras quatros ilhas do grupo central dos Açores. São Jorge apresenta-se como uma terra rústica de pastagens verdes com impressionantes falésias, atingindo o auge a norte.
A ilha carece de praias de areia, porém oferece uma série de fajãs com as mais variadas formas e tamanhos, originadas principalmente por deslizamentos de terra ou línguas de lava que emergiram sobre o mar.
Estas fajãs são o local idílico para desligar-se da agitação quotidiana e realizar algumas caminhadas. Algumas das fajãs mais conhecidas são as de Ponta Furada, Além, Ouvidor, São João, Vasco Martins, João Dias, Fragueira, Almas e Grande.
Um facto peculiar desta ilha é o grande número de vacas que aqui habitam, quase tantas como os habitantes! Graças ao seu leite, é elaborado um redondo queijo artesanal de elevada qualidade.
Para conhecer bem os recursos da ilha de São Jorge é aconselhável ter como ponto de partida a localidade de Velas, e dispor de cerca de dois dias ou mais, se desejar percorrer algumas rotas fantásticas que seguem desde as grandiosas falésias até às fajãs.
Outras importantes localidades de São Jorge são a Calheta, com o seu porto, as suas piscinas naturais e o Museu de São Jorge, dedicado ao compositor Francisco de Lacerda; Topo, uma encantadora vila de onde se descende a Ribeira Seca e a Fajã dos Vimes, com o seu reconhecido centro de artesanato; Urzelina, uma povoação residencial privilegiada, com excelentes piscinas naturais; e Fajã do Ouvidor, uma aldeia de conto que se domina desde Norte Grande; tudo isto sem esquecer de visitar Sete Fontes, um parque florestal integrado na reserva que cobre a maioria do extremo ocidental da ilha, onde também encontrará um mini-zoo, um sublime miradouro, etc.
A melhor época para visitar é durante o mês de Julho, pois de 2 a 8 deste mês realiza-se na localidade de Vela a Semana Cultural, um festival com barraquinhas de degustação gastronómica, competições desportivas e concertos ao ar livre; e durante a segunda quinzena de Julho, na localidade de Calheta, celebra-se o Festival de Julho, onde também se realizam actividades desportivas, concertos musicais, cortejos etnográficos, etc.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal