A Ilha do Corvo é a Ilha mais pequena e menos visitada do arquipélago dos Açores. Ocupa apenas 17,1 quilómetros quadrados e apenas 500 habitantes.
Esta pequena Ilha ergue-se sobre o oceano como uma grande e solitário cratera. Numa das suas ladeiras encontrarás uma encantadora povoação de antigas casas de pedra e outras, mais modernas, de cor branca.
Na Ilha encontra-se o Caldeirão vulcânico, que se manifesta com grande força, mostrando as suas encostas despidas, divididas por pequenos muros e pradarias onde pasta o gado. È uma Ilha solitária e muito tranquila, um lugar único para refletir.
A sua capital é Vila do Corvo e, a partir daqui, se sobe até à caldeira, de onde se podem contemplar umas magníficas vistas, num ambiente relaxado e solitário. É imprescindível percorrer a sua cratera e descer até às lagoas formadas no seu interior.
Para chegar a esta Ilha podes escolher partir num dos pequenos barcos, que diariamente cruzam o canal entre a Ilha das Flores e a Ilha do Corvo. A viagem dura apenas 01h30.
Parece insólito que apesar de ser uma Ilha muito isolada e pouco visitada, o Corvo foi a primeira Ilha a ter internet gratuita.
Uma das melhores datas para visitar esta Ilha é durante o mês de agosto, pois dia 15 celebram-se as festas de Nossa Senhora dos Milagres, em que participam bandas de música locais.
O Corvo é conhecido internacionalmente como um paraíso para a observação de aves, pois é o habitat natural de espécies como a andorinha do mar, o pombo-torcaz ou o pardal cinzento; e nela descansam muitas espécies de aves migratórias, que partem da América do Norte.
O mergulho também se tem desenvolvido muito na Ilha, devido aos diversos magníficos lugares para practicá-lo.
As melhores zonas para desfrutar de um banho são a Praia da Areia e o Porto da Casa.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal