A Ilha do Pico, a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores, é dominada por Pico e tem 2351 metros sendo o ponto mais alto de Portugal. No inverno, o seu cume é coberto de branco e os aviões emergem das nuvens como uma misteriosa aparição em pleno oceano.
Nas terras altas encontrará diversos lagos de origem vulcânica e a maior zona protegida dos Açores, com flora endêmica e autóctone.
A paisagem do Pico não se concentra apenas na montanha, pois actualmente também dispõe de paisagens próprias da vinha; estas foram modeladas com grande esforço sobre a lava, sendo por tal declaradas como Património Mundial pela UNESCO desde 2004.
Esta ilha, além do seu pico, é caracterizada por terrenos pretos e verdes com moinhos de vento espalhados; também existem parcelas quadradas que contrastam com as três vilas piscatórias bastante animadas. Em Lajes e São Roque, duas das vilas piscatórias, distribuem-se as instalações do museu regional dedicado baleação; enquanto a cidade de Madalena dedica o seu centro ao vinho.
Actualmente a ilha do Pico, em conjunto com a do Faial, constituem as melhoras ilhas para observação de baleias. Na realidade, a ilha dispõe de várias empresas que oferecem viagens de observação de golfinhos e baleias.
Para descobrir e explorar esta ilha, deverá fazer uma estadia mínima de dois dias, e recomenda-se que alugue um carro ou realize um circuito turístico de táxi. Um circuito turístico ao redor da ilha habitualmente custa cerca de 100€.
Uma boa época para visitar a ilha é durante o mês de Agosto, pois nos dias 5 e 7 deste mês haverá celebrações do Bom Jesus Milagroso, consideras como sendo a segunda maior celebração religiosa dos Açores; durante a segunda semana deste mesmo mês são celebradas as Festas dos Baleeiros.
Em 22 de Julho, ocorrem as Festas de Santa Maria Madalena com uma regata e fogo-de-artifício; no último fim-de-semana de Julho celebram-se as festas de Cais.
Ainda interessantes de se apreciarem são as Festas da Vendima, que ocorrem na segunda semana de Setembro, e onde se combinam os elementos etnográficos com outros típicos das festividades.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal