A Ilha das Flores é uma das Ilhas do grupo ocidental do arquipélago dos Açores. Esta Ilha apresenta-se repleta de natureza e nela observarás uma síntese de todas as paisagens açorianas, já que conta com caldeiras, lagos, penhascos, baías, fajãs, florestas laurisilva, ilhotas, miradouros, piscinas naturais...
A paisagem geral desta Ilha de 141 quilómetros quadrados reafirma a sua toponímia, pois as flores amarelas originais foram substituídas por gladíolos, hortênsias e outras espécies estrangeiras. Ao chegares notarás uma sensação de isolamento, de estar num lugar abandonado à sua sorte, e não é de estranhar, pois a Ilha tem menos de 4.000 habitantes.
Aqui encontrarás a paz, o descanso e o contacto com a naturaleza que tanto necessitas para libertar-te do stress e da vida quotidiana da cidade. A Ilha dispõe de um grande número de espaços naturais, entre os quais se encontram várias reservas. Na zona central, e nos arredores do Morro Alto existem sete lagoas de origem vulcânica. Também se destacam as formações de Rocha dos Bordões e o conjunto de cascadas da Ribeira Grande.
Quanto à gastronomia, este lugar destaca-se pela qualidade dos seus produtos frescos, sobretudo mariscos e peixe.
Devido à orografia não é possível planificar uma rota que siga a linha de costa da Ilha, pelo que o melhor é usar como ponto de referência Santa Cruz das Flores (a capital) e visitar a Ilha durante pelo menos dois ou três dias.
Durante o primeiro dia é conveniente visitar o interior, onde encontrarás numerosos miradouros e dois grupos de lagoas, e a zona meridional da Ilha; e deixa para o dia siguinte Santa Cruz das Flores, a capital da Ilha, onde se encontram lugares interessantes como o Museu Casa-Pimentel de Mesquita, o Museu das Flores, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Fábrica da Baleia e a Gruta dos Enxaréus; e a costa norte.
O terceiro dia convém ser dedicado exclusivamente à realização de uma das rotas de pedestrianismo que acompanha os acantilados do litoral, ou as que descem as fajãs.
A Ilha está repleta de belos miradouros, a partir dos quais poderás contemplar bonitas paisagens com total tranquilidade. Alguns dos mais visitados são o miradouro da Fajã do Conde e o miradouro da Caveira, ambos situados na mesma estrada; o Miradouro da Ladeira de Cima, orientado para a ribeira da cruz e a Ponta da Caveira; o Miradouro do Pico da Casinha, situado a 511 metros e com vistas sobre a vila de Santa Cruz; o Miradouro de Arcos Ribeira da Cruz, situado no centro da Ilha e com vistas para uma bela cascata que percorre as encostas cheias de laurisilva, a partir de onde podes descer até à capela de Nossa Senhora das Flores e à Lagoa da Lomba, um lago em forma de círculo com 15 metros de profundidade, que se encontra repleto de rãs, sapos, algas e peixes; o Miradouro Craveiro Lopes, e o miradouro dos Cambros, com vista para o Oceano Atlântico com a Ilha do Corvos ao fundo, fechando una baía selvagem onde se costuma praticar mergulho.
Outras cidades de visita obrigatória são Lajes das Flores, a Fajãzinha, a Fajã Grande e Ponta Delgada.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal