A Ilha de São Miguel, conhecida como a "Ilha Verde" pela sua vegetação radiante, é a maior, a mais visitada e a que oferece uma maior oferta de lazer, restauração e acomodação de todas as ilhas do Arquipélago dos Açores. Além disso, é o único que tem uma cidade de certo tamanho e a que possui maior variedade de recursos turísticos.
Em seus 746,8 km² (65 km de comprimento e entre 8 e 16 km de largura), existem aproximadamente 130.000 habitantes, ou seja, mais da metade da população total do arquipélago das Açores.
Embora a ilha tenha várias cidades e numerosos monumentos de interesse, sua principal atração turística ainda é a natureza. Suas enormes crateras ou caldeiras ocupadas por belos lagos; os seus parques botânicos de Furnas e Ponta Delgada, os numerosos miradouros localizados na costa, as áreas naturais protegidas e uma imensa rede de percursos pedestres, satisfarão os viajantes mais exigentes.
Para descobrir a ilha superficialmente é preciso dedicar entre cinco e sete dias inteiros, e dedicar dois deles para conhecer Ponta Delgada, a capital insular. É aconselhável alugar um carro para acessar os setores da Ocidente, com as belas lagoas das Sete Cidades; Central, com as populações de Lagoa, Ribeira Grande, Caloura e Vila Franca do Campo junto à subida à Lagoa do Fogo; e Oriental, com a Lagoa de Frunas, o Parque Terra Nostra e as vilas da Povoação e Nordeste.
A mais importante festa religiosa dos Açores é celebrada nesta ilha, especificamente em Ponta Delgada, onde milhares de pessoas se reúnem todos os anos. São as festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, celebradas anualmente no quinto domingo depois da Páscoa.
Outra festa religiosa na ilha é a peregrinação. Perto da Páscoa, vários grupos de dezenas de pessoas percorrem a ilha a pé durante oito dias, rezando e cantando em todas as igrejas e ermidas que encontram ao seu caminho.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal