É uma obra de fortificação islâmica, reconstruída nos séculos XIII e XIV, tomando só no séc. XVI o aspeto atual. Acolhia o alcaide de Elvas e foi palco de importantes acontecimentos da história do país como tratados de paz e trocas de princesas.
A torre de menagem é mais moderna do que o resto, pois foi construída no século XV, no ângulo noroeste e tem uma cobertura de telhas.
Originalmente fazia parte do sistema de defesa da fortaleza do século XVIII, mas logo perdeu importância devido à sua vulnerabilidade aos ataques com artilharia.
Sem qualquer função militar a partir da segunda metade do séc. XIX, o Castelo de Elvas foi deixado ao abandono, entrando no séc. XX arruinado. Motivo pelo qual vários elvenses amantes da história e do património quiseram promover o seu restauro, a sua visibilidade e entabularam um processo que faria do Castelo de Elvas em 1906 o primeiro Monumento Nacional português.
Do alto das muralhas podes contemplar uma bela vista sobre a cidade, cercada por fortificações, e a área circundante, com olivais.
Miradouro do Castelo, Elvas
1,5€
Das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.
(+351) 268626403.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal