A Igreja de Nossa Senhora da Asssunção é uma igreja massificada e fortificada, as grandes construções da Sé de Elvas foram feitas entre 1517 e 1537, segundo o traço do arquitecto régio Francisco de Arruda, o mesmo arquiteto que projetou o Aqueduto da Amoreira. Esta igreja funcionou como Catedral até Elvas perder a sua classificação episcopal em 1882.
Embora a igreja tenha sido renovada nos séculos XVII e XVIII, ainda tem alguns detalhes manuelinos, como duas portas laterais, possui um carácter fortificado e uma torre como fachada com um portal neoclássico do séc. XVIII.
O edifício tem um ar de semi-fortaleza por causa das suas muralhas e contrafortes e, especialmente, graças à torre do enorme sino, anexado à fachada frontal.
No interior, em redor de todo o corpo da igreja corre um silhar de azulejo policromo mandado ali colocar no início do séc. XVII pelo Bispo de Elvas D. António de Matos de Noronha.
A capela-mor, mandada construir em 1734, é da autoria de José Francisco de Abreu, em mármore de várias cores e em estilo barroco com uma pintura que representa “Nossa Senhora da Assunção” do pintor Lorenzo Gramiccia.
As capelas laterais são também do séc. XVIII, duas em talha dourada e as restantes em mármore. A encimar a entrada surge um extraordinário órgão de talha dourada, obra de Pasquale Oldovino, construído entre 1760 e 1777.
A partir da catedral se acede ao Museu de Arte Sacra, situado ao lado da Casa do Cabido da Sé. É um edifício de arquitetura do século XVII do qual se destaca a Sala Capitular, utilizada como sala de reuniões dos dignatários da catedral. Do seu património fazem parte vários ornamentos religiosos da diocese, assim como alguns quadros de Luís de Morales, entre outras peças.
Praça da República, Elvas, Alentejo, Portugal.
Gratuita.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal