O Convento de São Domingos foi fundado em 1267 e construído durante o último terço do século XIII, no mesmo lugar onde se encontrava a Ermida de Nossa Senhora dos Mártires, em Elvas, no Alentejo.
No passado, esta igreja pertencia aos Dominicanos e hoje é tudo o que resta do primitivo Convento das Dominicanas.
Esta estrutura sofreu diversas modificações nos séculos XVI, XVII e XVIII. A sua fachada foi reconstruída no estilo barroco durante o século XVII, apresenta uma fachada simples, mas esconde um interior gótico impressionante, com colunas de mármore pintadas debaixo da cúpula pintados e capelas douradas.
É um extraordinário exemplo da arquitectura medieval. Destacam-se a capela-mor e as capelas laterais, do séc. XIII, as capelas laterais do séc. XVIII, a sala do capítulo com o seu mobiliário e ainda o grande órgão construído pelo alemão Hulenkampf no séc. XVIII.
A destacar também o púlpito do século XVI, apoiado numa plataforma de mármore, também com um espetacular corrimão de ferro forjado.
Durante as Guerras da Restauração as muralhas projetadas coincidiram com parte do convento, tendo este sido demolido.
Já em 1834, após a extinção das ordens monásticas, a parte conventual foi utilizada como quartel militar e hoje faz parte do Museu Militar de Elvas.
O atual edifício tem uma fachada com um pórtico barroco coroado pelo escudo com armas dominicanas. Do seu interior, devemos destacar os painéis de azulejos, do século XVII, nas paredes, pois contam a vida de São Domingos; e Sala do Capítulo, que tem uma grande riqueza barroca.
Largo de São Domingos, Elvas.
Gratuita.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal