Calheta é a segunda localidade mais importante da ilha de São Jorge, Açores, Portugal. Dispõe de um pequeno porto onde se encontra o Museu de São Jorge, dedicado a Francisco de Lacerda.
Na rua 25 de Abril encontram-se a Igreja de Santa Catarina, uma igreja do século XVIII, com a sua torre do relógio e algumas casas com varandas em ferro dos séculos XVIII e XIX; também a Câmara Municipal, cujas traseiras também possuem um parque dedicado ao artista Francisco de Lacerda.
Fora da localidade, precisamente a 1 km seguindo a linha da costa em direcção a noroeste, um pouco para lá de Portinho encontram-se as casas de Fajã Grande, um jardim-de-infância, um belíssimo moinho vermelho de madeira e um moinho-bar. Muito próximo daqui encontra-se um local para campismo e as piscinas naturais, sendo que do outro lado da baía avista-se a Fajã das Almas.
Para seguir ao longo da costa sul deverá primeiro subir até Relvinha, onde encontrará um miradouro; em seguida ir pela estrada que desce de volta até a Ribeira Seca, uma localidade que dispõe de duas mansões, sendo uma dela dos Noronhas (1782) com uma lareira elegante e uma capa decorativa. No topo poderá avistar um moinho azul, uma das cores típicas desta ilha.
No centro da Ribeira Seca, ao lado da Igreja de São Tiago, encontra-se uma casa colonial de estilo havaiano do século XIX, com painéis de azulejos e uma bela marchetaria.
A via continua desde Ribeira Seca até ao Topo, atravessando a povoação de Portal, em que nas imediações se encontra o Miradouro da Fajã dos Vimes, oferecendo uma espectacular vista sobre os contrafortes arborizados nas florestas.
Também é interessante visitar o Parque Florestal da Silveira, localizado a cerca de 3 km Leste de Relvinha, onde encontrará trilhos com samambaias, pinheiros, cedros e flores. Na zona mais alta do parque encontra-se outro miradouro.
Se aprecia hiking ou apenas deseja desfrutar de uma boa caminhada, saiba que é bastante agradável realizar o trilho que parte da antiga estrada que desce para a Fajã dos Vimes.
Uma das melhores épocas para visitar Calheta é durante o mês de Julho, pois durante a segunda quinzena deste mês celebra-se o Festival de Julho, onde se dão concertos ao ar livre, eventos esportivos, cortejo etnográfico realizado etc.
Em relação às compras, é interessante saber que as conservas da fábrica local (Santa Catarina) são de bastante qualidade, especialmente o atum. Na Fajã dos Vimes encontrará algumas lojas de artesanato, uma delas onde se elaboram colchas.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal