Fajãzinha e Fajã Grande são duas aldeias localizadas numa estreita franja de terra, virada para a América, junto a frondosos acantilados onde desembocam deslumbrantes cascatas.
Ambas as localidades se encontram algo alheadas, mas ganham movimento durante a época estival, ao serem visitadas por numerosos veraneantes que têm as suas casas de verão na zona. Durante esta época os bares e restaurantes abrem as suas portas, mas o ambiente continua a ser sossegado e rural.
Destacam-se as rotas de percursionismo da zona que seguem pelo litoral, especialmente a que parte da Ponta do Albarnaz.
Fajãzinha é uma cativante aldeia que se encontra a apenas 16 quilómetros de Santa Cruz. Está repleta de casas brancas, hortas, milheirais e pradarias de pastos, espalhadas pela caldeira vulcânica.
Esta aldeia de sonho é dominada pela igreja dos Remédios, uma igreja diocesana com um átrio que serve de miradouro.
A Fajã Grande está localizada a 4 quilómetros de Fajãzinha. No caminho que as separa e na parte do mar encontra-se Cuada, uma aldeia que foi convertida num excecional centro de turismo rural.
A aldeia da Fajã Grande consiste, basicamente, em uma rua estreita, onde se encontra uma igreja e uma praça; várias casas de veraneio e uma praia de canto rodado.
As melhores vistas sobre esta zona da Ilha obtêm-se no miradouro da Fajãzinha, a partir do qual se observa uma bonita paisagem, com a povoação em primeiro plano, as bonitas cascatas, os moinhos e os palheiros de pedra.
Muito próximo encontra-se o Miradouro Craveiro Lopes, oferecendo uma espetacular panorâmica sobre todas as ravinas arborizadas, um dos lugares mais bonitos da Ilha.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal