O Forte de São Brás ergue-se por cima da Rocha, acompanhado pela Capela da Conceição da Rocha (do século XVI), na localidade de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal.
O forte ainda hoje tem nove canhões, e no pátio exibe um memorial dos descobrimentos. Este baluarte entorpeceu as incursões dos piratas argelinos, e dos corsários que atacaram reiteradamente a Ilha durante a Idade Moderna.
A Ilha foi atacada em repetidas ocasiones por corsários (franceses em 1576, ingleses em 1589, e mouros em 1616 e 1675), que chegavam em busca de suprimentos e aproveitavam as incursões para destruir solares, conventos, igrejas e ermitas, e capturar prisioneiros e escravos para posteriormente vendê-los. Os ataques eram tao reiterados que em Santa Maria foi criado um novo cargo público, o “Mamposteiro dos Cativos”, cujas funções eram negociar o resgate dos reféns.
De acordo com o cronista do século XVI, Gaspar Frutuoso, este forte data do século XVII, e terá sido o Capitão Superior de Santa Maria, João Falcão de Sousa, quem ordenou a sua construção.
O forte foi reconstruído em 1966, e está classificado como imóvel de Interesse Público desde 1992.
Mais informações:
Localização:
Vila do Porto, ilha de Santa María, Azores.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal