Capelo, em conjunto com Norte Pequeno, são os "confins do mundo" da Ilha do Faial. Ambas as povoações, localizadas nas vertentes Sul e Norte da Fonte e do Canto, exibem um conjunto modesto de casas preparadas para enfrentarem tempestades severas.
A povoação de Capelo tem cerca de 500 habitantes e é composta por uma série de encantadoras casas de basalto (algumas completamente caiadas); com tipologias de planta térrea ou superior, usualmente com janelas e portas pintadas de verde, azul ou vermelho. Algumas destas casas foram convertidas em alojamentos rurais.
Vale também a pena visitar a Igreja Matriz do século XVII, com a sua enorme escadaria e átrio transformado num miradouro sobre de Castelo Branco.
Nas proximidades irá encontrar um parque florestal protegido, a partir do qual poderá iniciar percursos pedestres. Um dos itinerários (7,5 km) chega até à Praia do Norte e é muito interessante, uma vez que é inserido na cordilheira vulcânica da ilha, oferecendo uma vista fantástica sobre a Caldeira Grande. Este caminho finaliza-se na estrada ER 1-1 ª, na zona do Miradouro da Ribeira das Cabras.
O principal recurso desta zona da ilha localiza-se na Ponta dos Capelinhos, uma paisagem deslumbrante, ainda imaculada de vegetação e criada por uma erupção submarina na década de 50, localizada a poucos quilómetros da vila de Capelo. Na Ponta dos Capelinhos encontrará um centro interpretativo, onde poderá obter uma série de informações sobre a erupção submarina de 1957. Aconselha-se que visite ao pôr-do-sol, pois oferece uma paisagem insólita.
A cerca de 3 km a Norte de Capelo, encontra-se Norte Pequeno, com a sua nova igreja e casas pitorescas.
Um pouco mais longe encontrará Varadouro, uma localidade que se transformou num resort de verão com fantásticas piscinas naturais.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal