A Horta é uma cidade alegre e animada pelo vai-e-vem de muitos cruzeiros e veleiros de todo o mundo. A cidade situa-se junto da base do vulcão Monte da Guia e da Ponta da Espalamaca, onde encontrará admiráveis vistas da Ilha do Pico e o canal.
Junto à baía encontram-se portos comerciais e de desporto, assim como o animado passeio marítimo. Tanto a marina actual como a antiga apresentam as docas repletas de pinturas, realizadas maioritariamente por marinheiros; segundo a lenda, é considerado um mau presságio partir destes portos sem deixar uma lembrança desenhada. Uma estátua presta homenagem a Manuel de Arriaga, tribuno Faialense que foi presidente na Primeira República 1911-1915.
Um local de visita obrigatória é o Café do Peter (Peter’s Coffee), um sítio emblemático da cidade inaugurado em 1918, encontra-se repleto de bandeiras e lembranças doadas por inúmeros marinheiros; no andar superior é albergado o Museu do Scrimshaw, com exposições dos esqueletos e dentes de baleias/cachalotes em esculturas.
Na Rua Vasco da Gama encontra-se o Castelo de Santa Cruz, que data a 1567, e os Jardins da Praça do Infante, com graciosas palmeiras das Canárias.
No coração da zona antiga da cidade, irá encontrar a Igreja de São Francisco, que data a 1700 e dispõe de três naves com uma decoração riquíssima em azulejos e talha dourada. Uma das suas capelas alberga o Museu de Arte Sacra.
Outros locais interessantes da cidade são a Igreja Matriz de Salvador, uma enorme igreja jesuíta enriquecida com ostentosos altares, azulejos, pratas e um coro alto com órgão; o Museu da Horta, localizado nas instalações do Colégio das Missões; e a Torre do Relógio (do século XVIII) localizada no largo de Dom Luís I, sendo a única remanescente da matriz original, onde actualmente encontrará um parque novo com quatro árvores dragão, um quebra-cabeças e um coreto.
Na zona superior da Horta encontrará sublimes passeios, d’onde claramente se vê a divisão entre o canal e a Ilha do Pico; também algumas edificações emblemáticas como o Templo da Senhora do Carmo, com uma fachada de duas torres terminada em 1797; a moderna Assembleia Legislativa Regional e o Conservatório de Música.
Na zona Norte da baía encontra-se o subúrbio da Horte, defendido pelo forte de São Sebastião e uma muralha (do século XVII). Na zona inferior da baía encontra-se uma sublime praia de areia negra, a segunda melhor da ilha.
Do lado oposto da baía localiza-se a falésia da Ponta de Espalamaca, local este com uma espectacular vista panorâmica.
Recomenda-se uma caminhada se estiver nesta zona da ilha, partindo do porto da Horta, contornando o Monte Queimado até ao Monte da Guia, um vulcão costeiro que se eleva a 145 metros. Também é recomendado que suba ao Miradouro de Nossa Senhora da Conceição, localizado a 1 km do Centro, onde foi disposto um imenso monumento à Virgem, oferecendo também uma das vistas mais clássicas sobre a cidade; do outro lado da estrada poderá visitar a Praia de Almoxarife.
Uma boa época para visitar a Horta é no início de Agosto, tendo em conta que durante o primeiro e segundo Domingo do mês celebra-se a Semana do Mar, onde acontecem actividades como regatas de vela, exibições folclóricas, concertos ao ar livre, uma feira de artesanato, etc.
Outras importantes festividades realizadas na cidade são as festas de Nossa Senhora das Angústias, sendo no sexto Domingo depois da Páscoa; também as festas do Espírito Santo, realizadas no final de Agosto.
Nos arredores da cidade, vale a pena visitar o Miradouro da Conceição e a Praia do Almoxarife, dizendo-se que é a melhor praia de toda a ilha.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal