São Mateus é uma das freguesias mais antigas da Ilha do Pico, uma vez que foi povoada em 1482, e aqui celebram-se as festas de Bom Jesus Milagroso, uma das festividades religiosas que recebe mais crentes em todos os Açores.
São Mateus é um local de passagem obrigatório para quem viaja entre Madalena e Lajes, devido ao seu aprimorado queijo e ao seu artesanato.
Também vale a pena visitar a igreja-santuário de 1842, localizada atrás do palco de música e do busto de Francisco Ferreira Goulart, um emigrante que doou a imagem de Jesus; esta deu lugar a um novo edifício, pois a original encontrava-se seriamente afectada pelo terremoto em 1998, que deixou mais de 1.500 pessoas desalojadas.
A igreja dispõe de duas torres nas extremidades e no seu interior tem três naves, divididas por seis arcos sustentados por pilares em tons de verde. Na capela-mor é venerada a imagem de Bom Jesus Milagroso.
Nesta área da ilha também se destaca o frondejante monte cónico, localizado entre São Mateus e São Caetano. O acesso ao monte pode ser feito a partir dessa zona com alguma dificuldade.
A caminho de Lajes do Pico, a cerca de 8 km encontra-se São João, um sublime local com pinheiros convertido numa área de lazer; à sua saída poderá observar um moinho de vento vermelho à beira-mar.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal