O porto de São Roque do Pico foi um importante porto para a caça de baleias, embora actualmente a actividade tenha caído em desuso e agora deu lugar a um museu, e também ao seu colorido porto com uma actividade comercial habitual.
No cais, localizado atrás do porto moderno, conservam-se três barcos baleeiros que fazem parte do monumento construído ao arpoeiro.
Nesta localidade vale a pena visitar o Museu da Indústria Baleeira (entrada grátis), localizada junto ao porto.
Não muito longe do porto encontra-se a Câmara Municipal e o Convento de São Pedro de Alcântara (século XVIII), cuja fachada é provida de uma arcada que também se estende sob o campanário. O seu interior exibe azulejos e altares barrocos.
Também se destaca a Igreja Matriz de 1776 que possui uma colecção de imagens renascentistas e barrocas de elevada qualidade, à qual se acede por uma estrada marginal a partir do porto.
As festividades mais importantes de São Roque do Pico são as Festas do Cais, que têm lugar durante o último fim-de-semana de Julho, e que é repleto de actuações folclóricas e música moderna, assim como um desfile de carros alegóricos, competições de vela, etc.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal