O porto de Lajes do Pico é o mais antigo da ilha do Pico (Açores), e tem operado como um dos portos mais activos em relação à caça baleeira.
A história desta localidade sempre esteve intimamente ligada à caça à baleia, mas hoje em dia os cetáceos são bastante respeitados e adorados.
Actualmente nas imediações do porto foi instalado o Museu dos Baleeiros, aqui poderá aprofundar os seus conhecimentos da indústria baleeira; também se organizam interessantes excursões de barco para observação de baleias.
Durante a última semana de Agosto celebra-se a Festa dos Baleeiros, inaugurada com o voto proferidos pelos baleeiros à Virgem de Lourdes em 1883.
Actualmente, estas festas são as mais animadas de toda a ilha e a sua principal atracção é a corrida de canoas baleeiras.
Em Lajes do Pico, é de referir o seu centro histórico. Aqui apresenta-se a localidade, albergado outrora no Convento de São Francisco, em linha com a Igreja da Conceição, cujo interior expõe uma estátua em alabastro do titular que data ao século XVI. Nas imediações destes locais encontrava-se a Fábrica das Baleias, que assegura-se actualmente que irá ser recuperada para outros fins, e também várias lojas relacionadas à actividade portuária.
Uma rua interna (São Francisco, Capitão Mor, Machado Serpa) decorre paralela ao mar a partir da Câmara Municipal até ao Largo de São Pedro, à homónima capela de 1460, atravessando o salão e Igreja da Santíssima Trindade.
A Lesta da povoação encontra-se a Aldeia do Forte, que alberga um dos complexos hoteleiros mais originais dos Açores. No topo encontra-se uma moderna igreja, e junto ao mar encontrará uma piscina natural e diversos miradouros sob a Ponta do Camelo.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal