O Jardim Botânico Duque da Terceira é um dos mais sublimes jardins dos Açores. Encontra-se próximo dos conventos franciscanos e jesuítas no centro da cidade de Angra do Heroísmo na Ilha Terceira, Portugal.
Foi concebido em 1882 por iniciativa do Governador Civil Afonso de Castro, ocupando uma área de 17.500 metros quadrados; actualmente ainda mantém indícios interessantes do antigo convento franciscano, como o Tanque do Preto com a sua estátua negra de um índio brasileiro a tocar música; ou o conjunto de quatro painéis de azulejos 1740 que retractam cenários domésticos e o ambiente rústico da época.
Este jardim deve o seu estilo original ao agrónomo belga Francisco José Gabriel. Embora desde o seu primórdio houve outros estilos aplicados, como o romântico Inglês ou geometrizado Francês.
Durante a sua construção foi idealizado como um passeio público, mas deu origem a um vasto jardim aclimatado devidos às características do terreno dos Açores, que oferece condições excepcionais para o crescimento de plantas de todo o mundo.
Actualmente, o jardim contém uma variedade de espécies de plantas, entre as quais: plantas de café (Coffea), eucaliptos, pinheiros, dragões, pérseas americanas com abacates, tílias e louros espalhados ao longo de um passeio agradável que conduz ao Alto da Memória; com vistas deslumbrantes sobre a cidade e onde se encontra um monumento em forma de obelisco, construído entre 1845 e1856 em homenagem a D. Pedro IV.
Outros lugares interessantes dentro do jardim são: Caramanchão, Glorieta Almeida Garret, o Coreto, Babão, as reproduções iconográficas da calçada do Duque da Terceira, Almeida Garrett e Nemésio Vitorino; a estufa, a estátua do busto de Manuel António e ruínas do antigo moinho de água.
Mais informações:
Localização:
Praça Velha, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores.
Contacto:
(+351) 2995 212 131.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal