A Calheta é a povoação mais importante da costa sudoeste da Madeira. É uma fértil região cujos casas de telhados alaranjados se perdem num mar de bananeiras, vinhas e plantações de açúcar.
Aqui, cada jardim de cada casa está adornado com belos gerânios em cores diferentes, buganvílias lilás e flores da paixão encarnadas.
Um bom momento para visitar a Calheta é nos dias 7 e 8 de Setembro, pois é quando o festival de Nossa Senhora de Loreto é realizado, e as ruas estão replectas de atapetados com flores.
Na localidade vale a pena destacar a Igreja da Calheta que, apesar da sua fachada não despertar paixões, possui um interior muito interessante, com um grande tabernáculo em ébano e prata doada pelo rei D. Manuel I, de Portugal, e um telhado em madeira, do estilo barroco. Em anexo à igreja está a fábrica de xarope de açúcar, que adiciona um aroma doce.
Nesta localidade também podes visitar o Centro de Artes Casa das Mudas, que é constituído por dois núcleos, uma casa senhorial que data do Século XVI, e uma ala nova que é caracterizada pela sua arquitectura moderna.
Nos arredores, vale a pena visitar duas igrejas: Loreto, situada a 2 km da Calheta; e a Capela dos Reis Magos, situada no Lombo dos Reis.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal