Câmara de Lobos é uma pequena vila pescatória e um município, situado a oeste do Funchal, que deve grande parte da sua atratividade à pequena frota de barcos de pesca, pintados com cores vivas, que permanecem atracados na praia da vila durante grande parte do dia.
No porto encontrarás um pequeno estaleiro, onde podes assistir à construção e à reparação de navios. Os pescadores costumam sair à noite para pescar Peixe de Espada Preto, uma espécie com grandes olhos, que vive a profundidades de 800 metros, e que durante a noite sobe à superfície para se alimentar. Para tal, são utilizados longos dedais com 150 anzóis ou mais, com iscas de lula.
Para assistir à descarga do pescado há que madrugar muito, pois às 7 da manhã a maior parte do pescado já foi enviada para o mercado dos Lavradores, do Funchal.
Nesta vila também existe uma modesta capela de pescadores, em cujas paredes estão pintadas cenas da vida de Santo António, fustigada como o navio em que viajou de Itália para Portugal e o sermão que pregou tão eloquentemente que até o peixe veio ouvir.
O nome desta vila advém do facto de, no momento da descoberta da ilha, diversos leões marinhos terem sido avistados. Atualmente surgem Lobos Marinhos ocasionalmente, na costa sul da ilha, e existe uma colónia preservada na Reserva Natural das ilhas Desertas
Não muito distante daqui, é possível encontrar o Cabo Girão, um impressionante penhasco, que é o maior penhasco da Europa.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal