Após se afastar dos grandes grupos de pessoas da rua principal da cidade do Funchal e se aventurar nos pátios tranquilos das Adegas de São Francisco o conceito de tempo passa a ter outro significado. Aqui podes provar vinhos engarrafados de 1860, enquanto os vinhos envelhecem no andar de cima em barris de madeira do Brasil, fechada à pressão, e carvalho americano.
Este antigo edifício de madeira, com os seus balcões de trepadeiras, começou por ser o Convento de São Francisco, e foi convertido em adega no ano 1834. Naquele tempo, os vinhos da Madeira eram enviados até ao Equador, com a crença de que a ondulação do mar melhorava o sabor. O processo de produção sofreu uma transformação enorme ao se descobrir que o sabor do vinho da Madeira não se devia à ondulação, mas sim ao calor suave.
Hoje em dia o vinho “coze-se” em grandes quantidades com o calor do Sol e com a ajuda de água quente canalizada. Tudo isto poderá ser observado ao passar pelos pátios, onde poderás contemplar as velhas estruturas de madeira e os antigos livros, que falam da arte subtil da mistura dos caldos. Nas salas caldeadas podes sentir o aroma delicioso a madeira velha e vinho, que serviram de justificação ao deleite da sala de degustação, onde termina a visita. Essa sala está decorada com murais pintados por Max Romer, que remontam à data de 1922.
Avenida Arriaga 28, Funchal, Madeira.
Visitas guiadas 4,20€.
Aberto de segunda a sexta das 9h30 às 18h30, com visitas guiadas às 10h30, 14h30, 15h30 e 16h30.
Sábados das 10h00 à 13h00, com visita guiada às 11h00.
Domingos encerrado.
(+351) 291 740 110.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal