A tradição do golfe na Madeira remonta a 1937, um período em que as famílias inglesas Miles, Leacock e Blandy construiram o primeiro campo de golfe da ilha, com nove buracos.
Na região actualmente exitem 72 buracos distribuídos por três campos de golfe, dois na Madeira, um com 18 buracos e um com 27; e um na ilha do Porto Santo, também com 27 buracos, nove dos quais estão integrados no circuito de putt.
Os três campos de golfe do arquipélago têm excelentes condições para a prática deste desporto e destacam-se pela beleza que os rodeia.
A Madeira oferece todas as comodidades para acomodar jogadores de diversos handicaps, oferecendo uma requintada variedade hoteleira de qualidade. Estas condições têm permitido que o arquipélago seja considerado um paraíso para os golfistas.
Aqui têm lugar vários torneios de golfe, como o Madeira Islands Open Golf, que faz parte do PGA Europeu.
Este clube de golfe é considerado um dos campos de golfe mais espectaculares da Europa, com as suas vistas maravilhosas para as montanhas e para o mar.
Dispõe de 27 buracos, par 72 e 6.039 metros, o campo é caracterizado por fairways generosos, greens e diversas posições favoráveis de Tees à escolha, todas as habilidades.
Santo António da Serra, Manicho, Madeira.
Este campo, desenhado por Cabel Robinson, está situado nos jardins exóticos da Quinta do Palheiro, a apenas 500 metros acima da baía do Funchal.
Apresenta 18 buracos, par 72 e 6015 metros, oferecendo instalações como um pro-shop, putting green e driving range.
Rua do Balancal, 29, Funchal.
Este magnífico campo de golfe foi desenhado pelo ex-campeão mundial Severiano Ballesteros.
Foi inaugurado em 2004 e conta com 18 buracos de par 72 e um circuito rápido de nove buracos par 3, chamado Pitch and Putt, sendo possível atravessá-lo em uma hora.
Sitio das Marinhas, Apartado 174, Porto Santo.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal