Se optares por mergulhar na Madeira desfrutarás das águas cristalinas da ilha e dos ilhéus rochosos da ilha poderás observar uma grande variedade de espécies marinhas.
Entre os grandes peixes está a majestosa raia. Estes peixes gregários parecem saber quando vêm mergulhadores e aparecem sempre a brilhar. Os caranguejos pretos, da cor da rocha vulcânica, e as anémonas também são comuns no fundo do mar da Madeira.
Ao mergulhar, se tiveres sorte, também podes ver espécies como o peixe-escorpião, vermelho, e o belo peixe-papagaio, devido à forma do bico, que usa para arrancar as lâminas das rochas.
Se quiseres mergulhar na Madeira e no Porto Santo, encontras diversos centros e clubes de mergulho que organizam mergulhos em diferentes partes do arquipélago oferecendo o certificado CMAS .
Em todos os centros existem instrutores bem treinados e qualificados que organizam cursos e viagens de mergulho para todos os níveis.
No Porto Santo, a zona apreciada pelos mergulhadores é ao sul do porto, onde está afundado o navio Madeirense, desde 2000, que durante décadas uniu as ilhas do Porto Santo e Madeira.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal