O Ribeiro Frio é um lugar requintado, rodeado por florestas perfumadas, que oferecem um ambiente agradável. As suas encostas são povoadas por numerosas espécies de plantas, que formam o Parque Florestal da Madeira.
Aqui, aproveitando a frescura do ambiente, foi instalado um pequeno viveiro de trutas. E, claro, a truta é um dos mais recomendados pratos dos restaurantes vizinhos.
Do outro lado da estrada encontras uma floresta, em cujas clareiras foram plantadas árvores e arbustos floridos, criando um jardim botânico em miniatura, ao qual as borboletas adicionam um toque de cor.
O Ribeiro Frio é a encruzilhada de várias Levadas. Um dos mais fáceis e recomendados trilhos é o Caminho dos Balcões, que começa ao descer a encosta, tomando o caminho largo que aparece à esquerda e atinge a Levada. Se continuares nesta estrada durante cerca de 10 minutos, chegas aos Balcões, um magnífico miradouro aberto para uma paisagem que se estende desde o Vale da Ribeira da Metade à Penha d’Águia, na costa norte. A Levada continua por mais 2 km, com vista para os picos vulcânicos que circundam o Pico do Arieiro.
Do outro lado da estrada está a Levada do Furado. Se caminhares até a ponte do rio Bezerro (a aproximadamente uma hora) podes desfrutar de belas paisagens de montanhas e do verde característico da Floresta Laurissilva da Madeira.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal