A Catedral do Funchal foi fundada em 1485 por ordem de D.Manuel I, que se sentia tão orgulhoso da aquisição da nova província insular que decidiu enviar Pedro nes, um dos arquitetos mais importantes de Lisboa, para a construir.
As obras de construção finalizaram-se em 1514, dando lugar a um edifício sombrio, com detalhes ligeiros do estilo arquitetónico gótico manuelino.
No exterior, a zona mais decorada não é a fachada principal mas sim o extremo oriental da igreja onde, no telhado, as estruturas das torres se encontram decoradas em forma de torres de mesquitas em miniatura. A torre da igreja segue o mesmo estilo e está coberta de azulejos que a protegem da chuva e do vento.
A entrada principal não tem luxos nem adornos excessivos e está decorada com o escudo de armas de D.Manuel I, que incorpora a luz vermelha dos Templários, dos quais o rei era o Grande Mestre.
O interior da catedral é muito fresco. O teto está coberto com artesanato de madeira, decorado com figuras de marfim. Se observares atentamente poderás distinguir figuras de animais raros e plantas exóticas.
As figuras dos apóstolos estão esculpidas nas paredes interiores, quase com tamanho real, pintadas com ouro de fundo azul e adornados com roupa, dando a ideia das roupas que as pessoas do século XVI utilizavam.
As paredes laterais têm cenas interpretivas esculpidas.
Largo da Sé, Funchal, Madeira.
Gratuito.
Todos os dias das 9h00 às 12h00 e das 16h00 às 17h30.
(+351) 291 228 155.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal