As muralhas do Convento de Santa Clara isolam do mundo uma das ordens religiosas mais antigas da Madeira. Este convento foi fundado no ano de 1496 por João Gonçalves de Câmara, neto de Zarco, descobridor da ilha.
Dona Isabella, neta de Zarco, foi a sua primeira “diretora”, estabelecendo uma tradição aristocrática que assegurava a riqueza do convento, ao abrir caminho para que muitas filhas de famílias poderosas fossem forçadas a vestir os hábitos quando chegassem aos 18 anos, pois suponha-se que traria benefícios espirituais, tanto para elas como para as suas famílias.
Este convento converteu-se numa verdadeira atração turística durante o século XIX, quando os visitantes pretendiam comprar flores embrulhadas com penas e doces.
Hoje em dia, as freiras gerem uma creche. Sendo possível realizar visitas guiadas para ver os altares das galerias do século XV, que apresentam uma série de pinturas espetaculares, esculturas e azulejos.
A igreja anexa ao convento foi reconstruída no século XVII sobre as fundações de uma pequena igreja do século XV, onde estão enterrados os três primeiros governadores da Madeira. A sua torre, em forma de abobada, está ornamentada com azulejos e nas suas paredes podem-se ver azulejos ainda mais antigos, apesar destes já estarem um pouco sem cor. O tecto encontra-se coberto pelo artesanato típico madeirense, pintado com fundos florais e um galeão.
Calçada de Santa Clara, 15, Funchal, Madeira.
1,50€.
Todos os dias das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.
(+351) 291 742 602
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal