A 8 km. a Este do Funchal encontra-se a Quinta do Palheiro Ferreiro, cujos jardins são dos mais bonitos da Ilha da Madeira. Aqui, o conceito de jardim inglês intensificou-se, aproveitando o clima temperado da ilha.
Aqui, as plantas que mais a norte morreriam com a primeira geada, florescem em toda a sua glória, sem a necessidade de estufa.
Este jardim foi criado graças a sucessivas gerações da família Blandy, que coleccionaram espécies botânicas de todo o mundo, plantando, entre outras, bonitas próteas sul-africanas, vinhas de flores exuberantes, da América do Sul, arbustos aromáticos do Japão e árvores chinesas. Resultando num jardim cheio de surpresas.
Estes jardins estão divididos em zonas, separadas por septos e ligadas por trilhos, proporcionando algumas áreas pequenas e íntimas, como o Jardim das Senhoras, com arbustos em forma de pavão. Estes trilhos conduzem a amplos relvados, como o que existe ao redor da capela barroca, construída pelo Conde de Carvalhal, que foi o primeiro dono da mansão, a quem a família Blandy comprou, em 1885.
A maior parte da propriedade conserva o seu desenho de finais do Século XVIII, como a avenida de velhos plátanos que segue até à mansão. Atrás da mansão existe uma zona mais selvagem, com árvores e vegetação, conhecida como Inferno, onde se podem ver fetos gigantes de Nova Zelândia.
Palheiro Ferreiro, Madeira.
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 16h30.
(+351) 291 793 044.
Autocarro 37, da empresa Horários do Funchal.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal