O Pico do Areeiro é, com os seus 1818 metros, o terceiro pico mais alto da Ilha da Madeira. Recomenda-se muito a subida ao topo desta montanha para desfrutar da enorme beleza da paisagem vulcânica e da paisagem espectaculares.
Para chegar a partir do Funchal , basta seguir em direcção ao Norte, pela EN 103, até ao Poiso, para depois seguir em direcção a Oeste pela EN 202.
Durante o percurso terás a sensação de viajar para um mundo diferente à medida que sobes, pois os bosques verdes que cobrem a maior parte da zona central da Madeira dão lugar a uma paisagem muito mais selvagem, própria das terras altas.
Este sentimento é intensificado pela cintura de nuvens observadas ao atingir os 1.200 metros. Após esta zona de nevoeiro, que às vezes causa chuvas torrenciais, voltas a ver a luz do sol brilhante. A partir deste ponto a rocha magmática torna-se a característica dominante desta paisagem, em que apenas resistem as plantas mais duras e resistentes.
Uma vez aqui, a ausência de vegetação é compensada por uma interminável sucessão de serras e bonitas e deslumbrantes falésias. Neste lugar as nuvens detêm-se sobre os vales mais profundos e o único som que escutarás é do vento. As cores que predominam nesta zona são o violeta, o ocre e o castanho chocolate, que se intensificam com os raios vermelhos e alaranjados do sol, ou a luz rosa da aurora.
Se estás em forma e gostas de fazer caminhadas podes fazer a pequena rota que liga o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, o pico mais alto da Madeira.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal